Alertas Alertas

Voltar

Alerta 1677

Área: GGMON

Número: 1677

Ano: 2015

Resumo:

Problemas relacionados a sobreposição de idioma do Acelerador Linear Digital Artiste, da empresa Siemens Ltda.


Identificação do produto ou caso:

ACELERADOR LINEAR DIGITAL ARTISTE, Registro 10234230172 - Número de Série: 100041.


Problema:

O fabricante do software MOSAIQ, a empresa Elekta, identificou poder existir um problema no MOSAIQ, relacionado às configurações do Sistema Operacional Windows e MOSAIQ, que resulta na exibição de símbolos decimais incorretos e/ou na modificação não intencional de dados numéricos que sejam fatores de 10 (multiplicação por 10, 100, 1000 etc.). Podem também ocorrer inconsistências em formatos de data e hora. Esse problema ocorre quando um parâmetro opcional de sobreposição de idioma é definido no MOSAIQ e o idioma selecionado possui um símbolo decimal diferente daquele definido nas configurações do Painel de Controle do Windows para Região e Idioma. Por exemplo, um usuário pode desejar selecionar seu idioma nativo (alemão) para texto, mas manter o Sistema Operacional Windows em inglês (então, neste caso, todos os dados numéricos deveriam se comportar de acordo com as configurações do Windows para Inglês (EUA)). A maioria das áreas do MOSAIQ conseguem ler corretamente os formatos de região do Windows; no entanto, algumas outras áreas tratam a sobreposição de idioma como uma sobreposição geral de configuração regional, o que afeta formatos numéricos, de data e de hora. Essa é a fonte do problema. A sobreposição de idioma não deveria sobrepor os formatos numéricos, de data e de hora em nenhum caso. O problema pode ser evitado ao não selecionar a opção sobrepor "Runtime Language".


Ação:

A empresa orienta que se verifique se o parâmetro de substituição de idioma opcional está definido no MOSAIQ e recomenda que entre em contato com a Siemens Healthcare para assistência.


Histórico:

Caso a dose ou o tempo de tratamento sejam afetados, o paciente pode receber uma dose excessiva e as consequências podem ser letais. Caso um parâmetro geométrico seja afetado (tamanho do campo, profundidade, ângulo) pode haver uma incorreção geométrica e o alvo pode receber uma dose inferior à recomendada, enquanto as estruturas normais podem receber uma dose excessiva. Isso pode resultar em consequências sérias à saúde. Entretanto, a Siemens salienta que o erro descrito pelo fabricante ELEKTA não foi observado com sistemas instalados e configurados de acordo com o procedimento da Siemens. Portanto, a menos que tenha sido alterada a configuração do sistema ou adquirido módulos adicionais após a entrega do sistema pela Siemens, o sistema não deve ser afetado pelo problema descrito pelo fabricante ELEKTA.


Recomendações:




Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição GERENCIA DE RISCO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CLINICA, LABORATORIO CLINICO